domingo, 12 de julho de 2009

Tema do filme Rota Comando - A Banda BizQuiz

O BizQuiz não começou diferente da maioria das bandas de rock que aspiram ao sucesso. Em 2005 dois amigos guitarristas, Rafael (Rafa) e Wilton fizeram a primeira música na escola, desatentos que estavam na aula de biologia. Um outro amigo, o Rey, se ofereceu para entrar como baterista. No ano passado deu lugar ao Victor “Alemão”. Em 2006 o Renan, irmão do Wilton fechava o quarteto como baixista. Estava formado o BizQuiz, como tantas outras bandas de garagem, de amigos que se juntam para tocar rock, se divertir e sonhar com a fama.
BizQuiz em estúdio.
O que os garotos de Vila Mariana (São Paulo) não esperavam é que a primeira oportunidade pudesse bater tão rápido à porta deles. Um dos festivais que tocavam era filmado pela HDV Studio (produtora do filme Rota Comando). “O produtor do filme ouviu o nosso som e nos fez o convite de produzir a trilha sonora do filme”, diz Rafa, o guitarrista.
A polêmica em torno da música
Rafa conta que foi difícil fazer uma musica por encomenda. “Ficamos vários dias pensando nisso, tocando direto, até que de pouco em pouco foi saindo algo mais consistente”. Porém todo o trabalho não garantiu a unanimidade em torno da música. Na comunidade do Orkut Rota comando - O Filme, com 416 membros, as opiniões ficaram divididas. A maioria no fórum desaprova a música, que seria muito “fraca” para o filme e não combinaria com o tema.
A banda, que também tem um Perfil no orkut, manifestou-se em um dos tópicos de dicussão, afirmando que a música foi criada com participação direta da produção do filme, principalmente na letra. “Realmente a idéia inicial era algo bem mais pesado, mas seguimos o que nos foi passado, que a música e a letra não podiam insinuar qualquer caráter agressivo (por ordem direta dos comandantes da ROTA)”, justificaram-se. Rafa explicou que foi preciso alterar a letra até que fosse aceita pela direção do filme e pelo Comando da Rota.
Se não está agradando o público que aguarda o longa com grande expectativa, a música parece ter agradado o Conte Lopes, personagem principal da trama. A banda também contou, no Orkut, que a música foi mostrada para o Conte Lopes, para Coronéis da ROTA, integrantes da produção, atores e outras pessoas, ao vivo, numa apresentação no Centro Cultural de SP. “A aprovação foi unânime. Já tocou algumas semanas todos os dias em sua rádio (TERRA 1330 AM) e também teve aprovação unânime dos ouvintes”, contam.
Tropa de Elite e Tihuana
Quanto a comparação inevitável com o Tropa de Elite, Rafa se empolga e diz que espera a mesma repercussão que foi vista na música Tropa de Elite. “Apreciamos e respeitamos muito o som dessa banda que existe a tantos anos, e ficaríamos honrados se um dia dividíssemos o palco com eles”, diz referindo-se à banda Tihuana.
Mas, devido à falta de patrocínio, o orçamento pequeno e possível interferência do Comando da Rota, o Rota Comando está sendo visto com grande desconfiança, principalmente pelos policiais paulistas. “Tudo maquiado, realmente seremos motivo de chacotas, especialmente dos cariocas” diz uma das manifestações do Orkut.
A letra da Rota
ROTA(Rafael Machado, Renan Sapia, Victor Lombardi e Wilton Sapia)
RotaRota
Nossa cidade vamos protegerEnquanto não vencer, não vamos descansarNós Boinas Negras vamos conquistarA segurança em qualquer lugar.
Querendo ou não você vai entenderQue se entrar no crime não vai escapar.Não vou à luta sem me encorajarPois estou indo pra morrer ou pra matar.
Eu sigo a minha vidaLutando contra o caosPorque eu acreditoNum mundo idealE nada está perdidoViveremos pra contarOs dias de gloria, que nósVamos conquistar.
ROTAROTA
Não importa aonde forA Rota sempre sabe onde procurarBandidos nós vamos buscarE vamos encontrarE vamos encontrar
Bandidos nós vamos buscarE vamos encontrarE vamos encontrar
Eu sigo a minha vidaLutando contra o caosPorque eu acreditoNum mundo idealE nada está perdidoViveremos pra contarOs dias de gloria, que nósVamos conquistar.
ROTAROTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário